quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Vai Viajar? Dicas importantes, para quem tem DM, do que não esquecer de levar

O fim do ano chegou, e com ele o calor, os feriados, as viagens....que delícia. Porém, apesar de todas as coisas boas que essa época do ano traz, a preocupação com o diabetes pode aumentar, digo isso por experiência própria. Toda vez que o calor chega e vou para a praia ou campo fico superpreocupada em primeiro lugar, não esquecer nada (insulina, caneta, acessórios para a bomba de insulina, medidor, tirinhas e etc) e segundo, se devo, ou não, mudar minha rotina de aplicação de insulina. Como uso a bomba, ela me limita em alguns aspectos, por exemplo, não poder entrar na água com o aparelho, nesses momentos é preciso tirar a bomba e guardar e logo após sair da água é só colocar de volta, medir a glicemia e fazer a correção. Tranquilo? Nem sempre, como eu tenho crianças, na maioria das vezes elas querem ficar muiiiiito tempo no mar ou na piscina, e aí? O que fazer. 
Eu conversei com minha endocrinologista e ela me recomendou nesses períodos mudar de terapia e voltar para a caneta. Com isso é preciso de uma dose de insulina basal (no meu caso a Lantus) de manhã e depois da rápida (Humalog) antes das refeições e para as correções. Entretanto, devido essa mudança de terapia, minha glicemia fica bagunçada uns dias, demora uns dois ou três dias para ela entrar nos eixos, isso significa que, se a viagem for curta, ou apenas o fim de semana, nem vale a pena mudar o método, caso contrário, vale sim a mudança temporária.
Se com você isso também acontece, pergunte para seu endocrino se é viável essa opção, para mim super resolve!!!!!Para quem vai visitar Parques Aquáticos ema boa, você pode se jogar na água a qualquer momento sem medo de ser feliz!
Veja abaixo um check list do que nós DMs não podemos nunca esquecer nas viagens! O ideal é ter um estojo onde todos esses itens fiquem juntos. Se for viajar de avião é prudente que essas coisas fiquem na bagagem de mão e não sejam despachadas com a mala. Outra dica é sempre levar uma receita do médico atualizada com você. Para quem viaja para o exterior isso é fundamental, já que andamos com objetos perfurocortantes, como as agulhas. Porém, para viagens nacionais é também recomendável para quaisquer eventualidades.

ü  insulina basal
ü  insulina rápida
ü  remédio anti-diabético oral (para quem usa)
ü  agulhas (muitas)
ü  caneta aplicadora (2 - basal e da rápida)
ü  seringa (pelo menos um pacotinho com 10)
ü  álcool em sachê
ü  glicosimetro (levar 1 aparelho extra, se tiver)
ü  tiras reagente (levar sempre uma quantidade excedente)
ü  lancetador (levar 2, se tiver)
ü  agulhas para o lancetador (muitas)
ü  pilha ou bateria extra
 Para quem usa bomba
ü  pilhas (levar 2 ou 3 excedentes)
ü  aplicador
ü  cateter (levar excedentes)
ü  reservatório (levar excedente)
ü  minilink (para quem usa sensor)
ü  carregador do minilink
ü  sensor (levar excedente)
ü  adesivos para fixar o sensor (levar excedente)
ü  caneta aplicadora do sensor

Nenhum comentário:

Postar um comentário